Saúde

Residentes da Ginecologia e Obstetrícia retomam atividades

Decisão se dá após acordo para permanência das atividades da maternidade em paralelo aos serviços de cirurgias gerais

Michel Corvello - Secom - A crise do HE continua ainda sem solução para a falta de anestesistas

Por Redação

[email protected]


Depois dos residentes da Pediatria, profissionais da Ginecologia e Obstetrícia decidiram retornar, no sábado, às atividades no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). A decisão se dá após acordo para permanência das atividades da maternidade, em paralelo aos serviços de cirurgias gerais.

Um dos residentes, em conversa com o DP, informou que, caso os termos do acordo não sejam cumpridos, os alunos farão nova paralisação. As atividades da Ginecologia e Obstetrícia haviam parado em 27 de janeiro, quando foi divulgada uma carta com críticas à falta de anestesistas. Posteriormente, com a possibilidade da transferência do Pronto Atendimento da área, realizaram um protesto. 

Por solidariedade, os residentes da Pediatria também iniciaram greve, na semana passada, mas já retornaram no final de semana. Agora, apenas os profissionais da residência em Cirurgia Geral não indicaram retorno, já que o programa deve ser encerrado justamente pela falta de possibilidades de atuar, com a redução de procedimentos.

A crise do HE continua, ainda sem solução para a falta de anestesistas. Na sexta-feira, a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) indicou a possibilidade de colaborar, via consórcio, com a contratação. A Prefeitura de Pelotas estuda a mesma possibilidade. Por enquanto, a UFPel segue com processo seletivo simplificado para contratar anestesistas, que foi reaberto. As inscrições podem ser feitas até o dia 7, com previsão de divulgação do resultado em 15 de março. 

A ficha de inscrição e os editais estão disponíveis em bit.ly/selecao-heufpel. Além disso, também foi estendido o prazo para inscrições na licitação que visa contratar empresa de anestesiologia. A licitação via pregão eletrônico prevê a contratação do serviço por um ano, que pode ser prorrogado em até 60 meses. A abertura da sessão pública será no dia 13 de março. Informações e inscrições também podem ser acessadas no site do hospital.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria da Saúde orienta sobre a importância da triagem neonatal para diagnóstico de doenças raras Anterior

Secretaria da Saúde orienta sobre a importância da triagem neonatal para diagnóstico de doenças raras

Número de mortes confirmadas no litoral norte de SP chega a 64 Próximo

Número de mortes confirmadas no litoral norte de SP chega a 64

Deixe seu comentário